Como muitos de vocês saberão, desde pequeno que, para além das minhas preferências clubistas nacionais, cultivo também um gosto particular internacional pela Juventus de Turim.
Este clube italiano, o maior no país a nível de títulos, e bem conhecido fora de portas transalpinas pelas suas conquistas europeias e mundiais, para não falar dos grandes jogadores, referências históricas, que passaram pelo clube, foi fundado em 1897, e os seus adeptos representam cerca de 31% dos fãs italianos.
Em
Toda esta pequena apresentação, para vos deixar duas imagens de uma das minhas mais recentes aquisições materiais. Um cachecol de uma das claques da Juventus. Neste caso os Fighters, um dos grupos ultras mais antigos deste grande clube.
É certo que estes grupos ultras, arrastam sempre consigo acontecimentos muitas vezes pouco positivos para o espectáculo do futebol, incluindo a violência, mas nunca tendo eu conseguido arranjar por terras lusitanas um cachecol da juventus (pronuncia-se em italiano, língua original: yoo-ven-toos), não resisti a adquirir esta pequena e rara pérola.
Frente (Grupo Histórico):
Trás (Qualquer coisa do género: Fomos, Somos, e Seremos Bianconeri):
Para quem estiver interessado em mais informações, consulte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Juventus_F.C.#Supporters_and_Rivalries (para informações do clube em geral)
http://bianconeri.tripod.com/bwfighters.html e http://bianconeri.tripod.com/fans.html (para algumas curiosidades sobre esta e outras claques do clube)