Serve-se um olhar mundano e libertino. Serve-se uma arrogância sonhadora e juvenil. Serve-se uma ironia coerente e um humor valorativo. Serve-se tradição e modernidade. Serve-se na condição humana, Brinda-se com a casmurrice pessoal!

07
Nov 07

Escreveu Jorge Valdano no seu artigo de opinião semanal "No princípio era a bola" do diário desportivo "A Bola" do dia 27 de Outubro de 2007:

 

"Há alguns anos, o Negro Fontanarrosa...", Roberto Fontanarrosa, escritor e humorista gráfico argentino apelidado de El Negro, "...escreveu um maravilhoso conto com o título: O que se diz de um ídolo. Fala de um grande jogador que vivia a sua profissão com a mais absoluta discrição. Um clássico homem de equipa, pouco ruidoso, pouco visível, pouco reconhecido. De repente tudo se altera: a expulsão num jogo importante, o desentendimento com um jornalista, o cometimento de uma infedilidade e o divórcio da mulher de toda a sua vida no meio de um grande escândalo mediático... A mudança de perfil e o correspondente alvoroço jornalístico provocam uma conexão passional entre o jogador e os adeptos. O estádio inteiro começa a tratá-lo como um herói, a considerá-lo uma referência, a convertê-lo no protagonista dos seus cantos. O interessante do conto é que recria duas verdades indescutíveis: a imperfeição como parte importante da identificação e a polémica como parte importante do sucesso desportivo." 

 

Que a polémica é uma componente intrínseca ao futebol todos nós temos consciência, o engraçado é verificar que não é só no nosso pequeno país que ela actua. Mais, se a polémica, como diz Valdano e como podemos na prática verificar por todos esses relvados mundo fora, é parte importante do sucesso desportivo, porque é que o futebol português não se consegue impôr e ser reconhecido internacionalmente? Porque é que estádios novos continuam vazios? A polémica não faz parte do futebol português, a polémica é também ela  futebol nacional(!), "imperfeição como parte da identificação". Assim sendo, se os clubes lusos (todos eles e não só os três grandes), não conseguem, regularmente, sucessos desportivos a nível internacional, onde está o problema? Fica a reflexão apontada à nossa organização.

 

Finalmente, e já não apenas exlusiva ao futebol, a outra "verdade" que Valdano nos partilha, consegue ser ainda mais complexa, séria, enigmática e discutível. "A imperfeição como parte importante da identificação". Quantos de nós temos consciência diária de que os nossos defeitos também nos identicam e que as nossas imperfeições, aos olhos dos outros nos tornam referências? Que a nossa paixão de viver essas imperfeições de cabeça, olhar e porte levantado, nos torna heróis, que a nossa fraqueza exposta nos faz protagonistas nos nossos "cantos"? Bela introspecção para cada indivíduo num mundo em que o stress de chegar mais e mais alto sem olhar a meios é cada vez maior.

publicado por Casmurro às 21:51

fdfsdffsd
sffsd a 12 de Novembro de 2007 às 19:25

Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
24

25
26
28
29
30


pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO